Espetáculo Realizado
Milan Turkovic, regente
Rebekka Hartmann, violino
Mozart Abertura de Le Nozze di Figaro
Sibelius Concerto para violino e orquestra em Ré menor, op. 47
Dvořak Sinfonia Nº 7 em Ré menor, op. 70
À primeira vista, a Istanbul State Symphony Orchestra pode nos parecer algo meio exótico — trazendo à mente reminiscências de harém e odaliscas veladas —, e desligado do contexto a que estamos mais habituados da música da Europa Ocidental. Mas esta eventual impressão logo se desfaz.
A orquestra tem uma longa história, que remonta ao ano de 1827, quando o sultão Mahmut II convocou Guiseppe Donizetti, irmão do famoso compositor da óperas italiano Gaetano Donizetti, outorgando-lhe o título de Paxá e incumbindo-lhe de fundar a Orquestra Otomana Imperial Mizika-i-Humayun. De lá para cá, muita água passou por debaixo da ponte, até a afirmação de sua sucessora, a Istanbul State Symphony Orchestra. Em 1945 seu nome foi mudado para Orquestra Sinfônica Municipal de Istambul, passando a adotar o nome de Istanbul State Symphony Orchestra em 1972.
Ao longo dos anos a IDSO recebeu como convidados regentes e solistas internacionalmente aclamados, como Aaron Copland, Yehudi Menuhin, Jean-Pierre Rampal, Sabine Meyer, Gidon Kremer, Heinrich Schiff, Natalia Gutman, Luciano Pavarotti e Leyla Gencer. Em 2014 passou a ser dirigida por Ender Sakpinar. O conjunto sinfônico é reconhecido não somente pela excelência de seus músicos, mas também por seu pioneirismo na divulgação de peças de compositores turcos.
Na atual turnê a IDSO é dirigida por Milan Turkovic, e traz como solista a violinista Rebekka Hartmann, que será solista do belíssimo concerto para violino de Sibelius.
Duração : 82 minutos