Espetáculo Realizado
Beethoven Quarteto de cordas Nº 11 em Fá menor, “Serioso”, op. 95 (versão para orquestra de Gustav Mahler)
Schumann / Koering Concerto para violino, cordas e tímpanos, op. 129 (versão original para violoncelo)
Raskatov The season’s digest (baseado em As Estações, op. 37 para orquestra de cordas, de Tchaikovsky preparada para piano e percussão)
Piazzolla / Desyatnikov Cuatro estaciones porteñas (Quatro Estações em Buenos Aires) para violino e orquestra de cordas
Gidon Kremer
O maior violinista do mundo. Foi assim que Herbert von Karajan definiu Gidon Kremer quando, aos 23 anos, venceu a Competição Tchaikovsky, em Moscou. Do tradicional ao contemporâneo, o repertório desenvolvido por Kremer é excepcionalmente amplo e rico – a ponto de ser reconhecido como o solista de envergadura internacional que mais explorou compositores contemporâneos nos últimos 30 anos.
Kremerata Baltica
Em 1997, o lendário Lockenhaus Chamber Music Festival foi testemunha de uma pequena revolução, quando o violinista Gidon Kremer, que naquela época dirigia este evento austríaco, apresentou uma nova orquestra: a Kremerata Báltica, formada por extraordinários jovens músicos. Vindos dos Países Bálticos – Letônia, Lituânia e Estônia – eles haviam sido selecionados pelo próprio violinista, em um rigoroso processo de audição.
Além de prêmios importantes, a Kremerata Báltica tem discos gravados com Gidon Kremer e vem realizando apresentações com celebrados solistas, como a soprano Jessye Norman, a pianista Martha Argerich, os violoncelistas Mischa Maisky e Yo Yo Ma, entre muitos outros. Também tem se apresentado com maestros importantes, como Sir Simon Rattle, Kent Nagano, Vladimir Ashkenazy.
Para a Kremerata Báltica é essencial cultivar uma abordagem criativa em seus programas, os quais procuram ir além do mainstream. A orquestra já realizou a première mundial de inúmeras obras de compositores como Arvo Pärt, Giya Kancheli, Pēteris Vasks, Leonid Desyatnikov, Victor Kissine, Sofia Gubaidulina, Dobrinka Tabakova, Raminta Serksnyte, Alexander Voustin e Alexander Raskatov.