Espetáculo Realizado
Javier Perianes, piano
Descrito como “um pianista de gosto impecável e refinado, dono de um toque caloroso” pelo The Telegraph, a carreira internacional de Javier Perianes abrange cinco continentes, levando-o a alguns dos locais mais prestigiados do mundo, tocando com maestros como Barenboim, Dutoit, Dudamel, Mehta, Maazel, Frühbeck de Burgos, Harding, Temirkanov e V. Petrenko, entre outros. Apresentou com orquestras como Wiener Philharmoniker, as orquestras sinfônicas de Chicago, Boston, São Francisco e Atlanta, Orquestra de Cleveland, Filarmônica de Nova York , Filarmônica de Londres, Filarmônica de Israel, Sinfônica de Londres e Orquestra de Paris, entre outras.
Músico de câmara natural e entusiasta, colabora regularmente com a violista Tabea Zimmermann e o Quiroga Quartet e aparece em festivais como BBC Proms, Lucerne, Argerich Festival, Salzburg Whitsun, La Roque d'Anthéron, Grafenegg, Prague Spring, Ravello, Stresa, San Sebastian, Santander, Granada, Vail, Blossom, Ravinia e Ilhas Canárias.
Gravando exclusivamente para Harmonia Mundi, Perianes desenvolveu uma discografia diversificada que vai desde Beethoven, Mendelssohn, Schubert, Grieg, Chopin, Debussy, Ravel e Bartók até Blasco de Nebra, Mompou, Falla, Granados e Turina.
O artista recebeu o “Prêmio Nacional de Música” em 2012 pelo Ministério da Cultura de Espanha e foi nomeado Artista do Ano nos Prêmios Internacionais de Música Clássica (ICMA) em 2019.