A ópera Tristão e Isolda de Wagner não parece talhada para a dança. Ao assumir este desafio, o coreógrafo Joëlle Bouvier criou um ballet inteligente, que projeta os artistas em direção à excelência, esbanjando sobriedade e precisão.
“Uma versão revigorante de Tristão e Isolda, a reescritura magistral de uma lenda musical.” — François Délétraz - Le Figaro
“É um verdadeiro desafio trabalhar sobre sua música; não é fácil. Tristão e Isolda é uma história de amor frustrada que, em geral, é conhecida apenas superficialmente. A ópera dura 4 horas. Eu mantive os 3 atos, a cronologia, o espírito. Mas resumi a história a uma hora e meia. Foi um trabalho de longo prazo. Fui me assenhorando pouco a pouco. Penetrei no mundo de Wagner. A história é complexa como os seres humanos”.
A atmosfera, sombria e dramática como essa história de amor, é realçada pelo claro-escuro que parece ter saído das pinturas da escola holandesa do século XVII. Com elementos simples, cortinas, uma escada dupla, um fundo negro e alguns praticáveis como acessórios, Joëlle Bouvier evita o supérfluo e o inútil.
Duração : 80 minutos