Quarteto da Guanabara
Daniel Guedes, violino
Gabriela Queiroz, violino
Daniel Albuquerque, viola
Márcio Malard, violoncelo
Flávio Augusto, piano
Obras de Glinka, Tchaikovsky e Carneiro
Orquestra Sinfônica de Campos Mariuccia Iacovino
Mauricio Carneiro, regente
Obras de Massenet, Kreisler, Elgar e Franck
Cidadã Honorária da Cidade do Rio d eJaneiro, detentora da Medalha Carlos Gomes e eleita “Mulher do Ano” pelo Conselho Nacional de Mulher (2007), Mariuccia Iacovino foi um exemplo deamor à música e de dedicação à arte, e um caso raro de longevidade artística. O programa deste concerto comemorativo inclui obras de Massenet, Kreisler, Elgar, Frank, Glinka, Tchaikovsky e Carneiro.
Mariuccia Iacovino tocou em praticamente todos os grandes centros musicais europeus. Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Almeida Prado e Radamés Gnatalli dedicaram-lhe importantes obras.
Em sua discografia destacam-se as Três Sonatas para Violino, o Duo para Violino e Viola, o Trio de Cordas e o Choros Bis de Villa-Lobos, a Sonata Nº 4 de Camargo Guarnieri e a Sonata de Leopoldo Miguez.
Batalhadora incansável da música de câmara no Brasil, realizou inúmeras turnês na Europa e Oriente em duo com seu marido, o pianista Arnaldo Estrella e, posteriormente, com o Quarteto Guanabara, do qual foi membro fundador e com quem recebeu o 1º Prêmio do Concurso Internacional Villa-Lobos, realizado no Rio de Janeiro.
Fundou a Sociedade Villa-Lobos, que há mais de 40 anos promove concertos em Petrópolis. Poucos dias antes de falecer soube que o Orquestra Juvenil de Campos iria encerrar suas atividades por falta de patrocínio. Pediu então a Myrian Dauelsberg, sua filha, que fizesse o impossível para salvá-la. Em sua homenagem, a orquestra leva hoje o seu nome. Foi uma incançável incentivadora dos jovens talentos brasileiros.